O termo canhoto, sinistro, left-handed, são usados para aqueles seres humanos com predomínio motor do lado esquerdo do corpo. É importante ressaltar que não necessita ser somente o domínio da mão ou do braço. Pode ser um domínio de perna ou comando visual ao mirar, por exemplo. De fato este grupo de pessoas são ao redor de 5 a 8% da população e vêm crescendo. Trabalhos demonstram um maior número de nascimentos de pessoas sinistras. Teorias de gémeos com domínio dextro e sofrimento dos sinistros são expostas.
Historicamente esta parte da população é acompanhada de preconceito e perseguições. As próprias palavras que denominam-nos são pejorativas. A própria Bíblia diz “Sentado ao lado direito de Deus Pai Todo Poderoso”. Na idade média estas pessoas corriam mais riscos em batalhas. O motivo é que estas pessoas seguravam o escudo com a mão direita, deixando mão esquerda livre para a espada. Esta característica levava maior chance de lesão do lado esquerdo do tórax, no coração e morte. Há indícios que a opção Inglesa de mão oposta seria para proteger esta parcela da população em meados do século XIV. Até poucos anos atrás as crianças sinistras eram forçadas a escrever com a mão direita sob pena de palmatória. Até as tesouras, as facas, os bancos de escola e muitos outros utensílios são fabricados para pessoas dextras.
O que acontece é que possuímos no cérebro dois lados chamados de hemisférios. Um deles é dominante, faz termos maior precisão na parte oposta do corpo. Como o sistema nervoso humano é cruzado, se você escreve com a mão direita, o seu hemisfério dominante é o esquerdo. Não se preocupe isto ocorre com mais de 95% dos humanos. No hemisfério esquerdo, dominante, também temos os centros da linguagem. Então porque as pessoas são canhotas? Isto se dá pelo predomínio do hemisfério direito e consequente melhor precisão do lado esquerdo do corpo.
Somente isso? Não. Os canhotos também possuem maior habilidade artísticas por usarem mais o hemisfério direito que é usado para desenhos e pinturas. Além disso podem estar mais sujeitos a algumas doenças como síndroma da apnéia do sono.
Com o tempo os canhotos ou sinistros passaram a ter menos preconceito, embora tenham que se adaptar em muitas situações corriqueiras. Com todas as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia dos canhotos, uma interessante pergunta seria: “A quem pertence o nosso mundo: dextros ou sinistros?” A resposta lógica seria aos dextros se os últimos quatro presidentes e o actual presidente dos Estados Unidos da América não fossem canhotos. Pense nisso!
Voltar para Crónicas e Artigos |